Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Porto Alegre

Amistoso do Brasil confirma planejamento dos serviços

A mobilização de 450 agentes municipais para oferecer segurança e mobilidade a turistas

A mobilização de 450 agentes municipais para oferecer segurança e mobilidade a turistas Reunião do Comitê Gestor - 1ª Instância – Local: Gabinete do Prefeito Foto: Cristine Rochol/PMPA

A mobilização de 450 agentes municipais para oferecer segurança e mobilidade a turistas e porto-alegrenses no amistoso entre Brasil e França, neste domingo, 9, confirmou estratégias e garantiu experiência prática para a prefeitura aperfeiçoar ações para a Copa de 2014. A avaliação do planejamento para o evento de dimensão internacional realizado na Arena do Grêmio foi feita pelo prefeito José Fortunati na manhã desta segunda-feira, 10, durante reunião do Comitê Gestor, que reúne 10 secretarias estratégicas do governo.



Para o prefeito, o jogo foi um teste importante para a infraestrutura da Capital um ano antes do início da Copa do Mundo 2014. "O planejamento intenso que realizamos para os serviços municipais teve resultados positivos na recepção aos turistas, na segurança e na mobilidade geral da cidade no dia do jogo. Vamos utilizar a experiência para aperfeiçoar o que deu certo e corrigir algumas fragilidades para que Porto Alegre seja referência na realização da Copa", avaliou Fortunati, enfatizando ainda que está confiante na reforma e ampliação do Aeroporto Salgado Filho, aspecto fundamental na preparação da cidade para receber megaeventos e turistas.



Os esquemas especiais de trânsito, segurança e saúde foram monitorados a partir do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). Conforme o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, a estratégia para garantir o trânsito, principalmente no movimento concentrado de saída, se mostrou acertada. "Em uma hora e 20 minutos saíram os últimos torcedores do estádio, tempo recorde para megaeventos", afirmou.



Capellari destacou que o trabalho dos agentes de trânsito na comunicação com turistas foi facilitado pelo curso de idiomas, - inglês e espanhol -, que os profissionais estão concluindo. O presidente da EPTC afirmou, entretanto, que a equipe identificou a necessidade de qualificar o sistema de informação sobre o acesso ao transporte coletivo, especialmente quanto a itinerários, que será aperfeiçoado.



Ações da Prefeitura envolveram a participação de diversos órgãos:


Ceic - O jogo foi o 18º evento realizado no novo estádio e consolidou a parceria da administração municipal e da Brigada Militar na realização de grandes eventos na região, encerrando mais uma vez sem o registro de ocorrências de vulto. Além dos agentes municipais que têm assento no Ceic, membros do Corpo de Bombeiros acompanharam a movimentação pelas 630 câmeras do centro de monitoramento. Destas, sete estão diretamente ligadas ao entorno da Arena e três foram instaladas desde a inauguração. Por meio do videomonitoramento, o Ceic acompanhou desde a chegada das delegações, como os deslocamentos pela cidade, e o jogo no domingo.



Trânsito e Transporte - Foram disponibilizados 200 agentes da EPTC nos principais pontos da região, mais de 350 táxis; 50 ônibus, divididos em sete linhas e 30 lotações, divididas em cinco linhas.



Defesa do Consumidor e Saúde - Um efetivo de 14 fiscais do Procon de Porto Alegre verificou o cumprimento do Estatuto do Torcedor e a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou ambulância que realizou atendimentos de torcedores.



Fiscalização - A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) realizou 70 apreensões de mercadorias que estavam sendo comercializadas em desacordo com a legislação municipal. A ação de fiscalização ao comércio ambulante no entorno da Arena ocorreu das 09h às 20h, contando com um efetivo de 12 servidores e utilizando quatro veículos. Entre as irregulares estavam a venda de bebidas alcoólicas, bandeiras, camisetas e alimentos impróprios para consumo. Os comerciantes localizados no entorno do Estádio Arena foram notificados a fim de que não comercializassem bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro. Foram aplicadas 18 notificações aplicadas em quem vendia bebida fora do padrão autorizado (a legislação exige que em dias de jogos só podem ser comercializadas bebidas em embalagens de plástico). As ações tiveram o apoio em força dos policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar.



Ação social - Cerca de 30 técnicos e agentes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), incluindo o presidente Kevin Krieger, realizaram abordagens sociais no entorno do estádio, com foco em crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Um estande foi montado no local para prestar informações ao público em geral sobre os serviços da Fasc. Foram realizadas 16 abordagens a crianças e adolescentes e cerca de 20 a adultos em situação de rua.



Acesso - A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) trabalhou na conservação das principais vias de acesso à Arena do Grêmio, patrolando e fazendo capeamento asfáltico nos trechos danificados pela chuva. A avenida Padre Leopoldo Brentano e a rua José Pedro Boéssio foram recuperadas com nivelamento do leito, recolocação de pedras, aplicação de asfalto e colocação de meio fio. A rua José Pedro Boéssio teve acesso liberado de uma segunda pista para melhorar o fluxo de veículos, principalmente de quem vem da Ernesto Neugebauer. As intervenções incluíram ainda a avenida A. J. Renner, opção para quem se desloca no sentido Centro-bairro. Em todas as vias foi feito o reforço da iluminação pública, incluindo luminárias depredadas por atos de vandalismo.



Limpeza Urbana - Foi realizada a limpeza e capina em toda a extensão das avenidas Voluntários da Pátria, Castelo Branco, A. J. Renner, Frederico Mentz, Ernesto Neugebauer, José Aluísio Filho, Leopoldo Bretano e Dona Teodora. Além disso, foram colocados latões de lixo na Praça de alimentação e em frente a Arena e garis atuaram com carrinhos para assegurar a limpeza do entorno.



Kit Promocional - A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), juntamente com a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) e o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura, realizaram a distribuição de um kit promocional da cidade aos profissionais de imprensa. Foram entregues 200 kits, compostos de sacola, manta e dois folders a imprensa gaúcha, nacional e internacional.

Guarda Municipal - A Guarda se fez presente em nove praças no entorno da Arena, realizando patrulhamento com efetivo que iniciou suas atividades a partir das 10h. Também estiveram presentes 10 motociclistas do Grupamento Especial Motorizado - GEM e mais um ônibus dando suporte logístico ao efetivo. Havia, ainda, outras 12 guarnições motorizadas. O trabalho consistiu em não permitir que as praças fossem tomadas por veículos, além de coibir furtos, assaltos e outras ocorrências naqueles logradouros.

Secom/PMPA

 




Data de publicação: 10/06/2013 - 18:10:20

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086