Cachoeirinha 22 de Junho de 2017

Geral

Artigo: Saúde para a economia seguir girando

Zildo De Marchi* 

O setor de comércio, serviços e turismo é representado hoje no Rio Grande do Sul por 580 mil empresas, que têm à frente 1,3 milhão trabalhadores. São comerciários responsáveis pelo giro de 48% do PIB da economia gaúcha. Como um dos principais protagonistas do desenvolvimento econômico de nosso Estado, é fundamental destinarmos atenção especial à qualidade de vida dessas pessoas.

No Brasil, a maior parte dos investimentos em saúde é aplicada em atendimento curativo e pouco é destinado à prevenção de doenças. Atento a isso, o Sistema Fecomércio-RS está desenvolvendo no Estado um programa inovador, pioneiro e que coloca a saúde dos trabalhadores gaúchos do comércio de bens, serviços e turismo em primeiro lugar. O Saúde Sesc – Uma Vida Melhor está percorrendo o Rio Grande do Sul com uma unidade móvel que disponibiliza atendimentos gratuitos em saúde preventiva.

Em cada localidade que passa, o programa realiza 1.448 exames de saúde – tudo em uma estrutura móvel totalmente equipada. Mamografias, ultrassom (sendo estes, sob prescrição médica), exames oftalmológicos, citopatológicos de colo de útero e os passaportes para a saúde, com exames de colesterol, triglicerídeos, diabetes, hipertensão e eletrocardiogramas estão entre os serviços oferecidos. Com o programa, o Sistema Fecomércio-RS estima, além de prevenir, antecipar a detecção de doenças, que podem, inclusive, levar à morte.

Muito se fala em economia sustentável. É importante destacar que, além de números, planilhas, índices e controles financeiros, a economia é feita por pessoas e, principalmente, trabalhadores saudáveis e com qualidade de vida plena. E isso passa fundamentalmente pela saúde. Em 2011, o Sesc continuará promovendo no Rio Grande do Sul diversos serviços de saúde preventiva com os programas Sorrindo para o Futuro, Passaporte para a Saúde, Mostra Casa da Saúde e os tratamentos realizados nas unidades móveis da OdontoSesc e Unidade de Saúde Preventiva do Sesc (USSP).  Isso porque entendemos a saúde como algo estratégico, além de um dever social. Se depender do setor terciário, a saúde dos trabalhadores não impedirá que a economia siga girando no nosso Estado.

Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac




Data de publicação: 03/05/2011 - 09:26:43

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086