Cachoeirinha 24 de Junho de 2017

Cachoeirinha

Aula Inaugural reúne mais de 100 acadêmicos

O Curso de Enfermagem do Cesuca

O Curso de Enfermagem do Cesuca Aula Inaugural de Enfermagem Foto: Viviane Mariot

O Curso de Enfermagem do Cesuca - Faculdade Inedi realizou nessa segunda-feira (09-03), Aula Inaugural com o tema central O Cuidado ao Idoso no Século XXI, no auditório da instituição. A Diretora da Área da Saúde do Cesuca, Dra. Evanisa Helena Maio de Brum e a coordenadora do curso de Enfermagem, Mestre Taís Nauderer, enfatizaram aos acadêmicos a importância do tema para o profissional da Enfermagem. Mais de 100 alunos participaram do encontro.

O evento contou com palestra sobre "A importância do profissional Enfermeiro ao cuidado do idoso", ministrada pela professora do curso de Enfermagem do Cesuca, a Enfermeira, Especialista em Saúde Pública e mestranda em Diversidade e Inclusão Social, Maristela Peixoto.

Segundo a docente, a população idosa aumentou significativamente. O panorama mundial sobre envelhecimento apresentado, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê que o Brasil contará com a 6ª maior população de idosos no mundo em 2025. Estima-se, ainda, que haverá um aumento de 500% na população de idosos, em 40 anos.

A professora também destacou a saúde do idoso e as expectativas dentro da área da Enfermagem. Entre os principais determinantes do envelhecimento populacional estão a melhoria de condições sanitárias, habitação, nutrição, etc, além de avanços científicos e tecnológicos. Os dados apontados indicam que as principais doenças crônicas que ocorrem em idosos são a diabetes e a hipertensão arterial.

Em relação à inserção do enfermeiro no cuidado ao idoso, a especialista ressaltou que é fundamental o profissional conhecer as mudanças do envelhecimento, promover a prevenção da saúde do idoso, conhecer os fluxos de atendimento nas redes e a Política Nacional da Atenção ao Idoso, além de realizar um cuidado humanizado.

"A velhice vem acompanhada de alterações no corpo e favorece o aparecimento de algumas doenças que podem levar a dependência", salientou a enfermeira.

A aula inaugural contou, ainda, com outro enfoque no contexto do cuidado ao idoso. A professora do curso de Enfermagem do Cesuca, Especialista em Cardiologia e mestranda de Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Luana Jacoby, falou sobre Doenças Cardiovasculares e os fatores de risco no envelhecimento. Para a professora, a Doença Arterial Coronariana (DAC) está entre as principais enfermidades da população idosa. Algumas mudanças de hábitos de vida, conforme Jacoby podem ser fundamentais e trazer resultados significativos no tratamento da DAC, como por exemplo, ter uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.


Assessoria de Imprensa

 




Data de publicação: 13/03/2015 - 18:02:36

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086