Cachoeirinha 28 de Abril de 2017

Cachoeirinha

Cachoeirinha inicia prevenção contra o HPV

Todas as unidades de saúde estão disponibilizando a vacina que protege contra o HPV

Todas as unidades de saúde estão disponibilizando a vacina que protege contra o HPV Foto: divulgação

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada ano surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem desta doença que pode ser prevenida com a vacina. Em todo o país a vacinação já começou. Em Cachoeirinha, desde a semana passada todas as unidades de saúde estão disponibilizando as doses.

Este ano, a campanha traz duas novidades: a mudança na faixa etária para receber a primeira dose, que agora é dos 9 aos 11 anos, 11 meses e 29 dias. Outra é a ampliação do grupo que será imunizado. Agora as portadoras de HIV ou Aids também poderão receber a vacina, dos 9 aos 26 anos. Conforme a chefe do Departamento de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Tatiana Tavares, nestes casos, a pessoa precisa comprovar a doença por meio de documentação.

Quem ainda não foi vacinada, pode procurar qualquer um dos postos de saúde da cidade. Em alguns bairros, as escolas estão sendo procuradas para organizar suas alunas para receber a imunização. Porém, segundo Tatiana, cada escola é livre para fazer a parceria com sua unidade de saúde de referência. "Nossa orientação é para que as meninas procurem os postos de saúde independente disso", esclarece.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% da população da faixa etária da campanha. Não há uma data específica para encerrar a aplicação da vacina. O objetivo do governo é conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir a doença o quanto antes. "Nesta primeira semana da campanha, houve pouca procura nos postos. É preciso alertar as famílias de que a vacina previne a infecção pelo HPV, que causa o câncer de colo do útero, a 5ª maior causa de morte das mulheres", alertou Tatiana.

As meninas de 12 a 13 anos que ainda não foram vacinadas devem procurar uma unidade de saúde para receber a vacina. A segunda dose deve ser feita seis meses depois da primeira.


Diretoria de Comunicação

 




Data de publicação: 17/03/2015 - 15:58:20

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadeWCI mais novoPublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086