Cachoeirinha 22 de Junho de 2017

Gravataí

Conferência destaca participação do idoso

Encontro realizado nesta quarta-feira (26), no salão da Igreja Matriz

Encontro realizado nesta quarta-feira (26), no salão da Igreja Matriz Conferência destaca participação do idoso nas transformações sociais / Foto: Divulgação

"Temos muito a aprender com aqueles que nasceram antes de nós." Com esta afirmação, o prefeito em exercício Francisco Pinho abriu oficialmente a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (26), no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos.
A iniciativa de promover a conferência partiu do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com o apoio e a estrutura do governo municipal, através de diversas secretarias e da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI). Estes órgãos defendem a realização da conferência como fórum legítimo e democrático para discutir as ações voltadas ao idoso na esfera municipal.

O prefeito interino destacou a importância do evento como forma de abrir caminhos para a ampliação dos serviços públicos em favor da pessoa idosa. Ele justificou a ausência do prefeito Marco Alba, que está em agenda em Brasília. O prefeito interino anunciou que nos próximos dias o governo abrirá concurso prevendo a contratação de assistentes sociais e psicólogos. Estes profissionais se somarão à rede de atendimento nos programas de políticas públicas, incluindo as do idoso.

Para o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), Marcelo Soares, o momento vivido no Brasil retrata bem a necessidade de se dialogar para que os serviços para as pessoas idosas ampliem e se aprimorem. Na opinião do secretário, a conferência é uma ótima oportunidade para avaliar os avanços obtidos nas ações a partir da última conferência.

Marcelo destacou a ampliação dos convênios com instituições de acolhimento de idosos como uma conquista significativa no período, reconhecendo que este fórum de debate é oportuno porque vai ajudar a projetar diretrizes para o governo avançar nas discussões sobre as prioridades no setor.

OBJETIVO -
Conforme a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Vivian Araújo, o encontro propõe uma reflexão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa.

Também participaram da mesa de abertura os secretários municipais Jones Martins (Saúde), Luciano Oliveira (Esporte) e Adão Castro (Mobilidade Urbana); o assessor de políticas para o idoso, Gildo Tadeu de Lima; e a palestrante Maria Helena Estrazulas, assessora do gabinete dos prefeitos e relações federativas do governo estadual. No decorrer da programação estiveram presentes o secretário de Governança Comunitária, Acimar da Silva, e os vereadores Alan Vieira e Paulinho da Farmácia.

Programação prevê apresentação do Grupo Teatral Vivência
A programação inclui debates, reuniões em grupos, escolha de delegados para a conferência estadual, além de um momento cultural do Grupo Teatral Vivências, encenando uma de suas peças ligadas à valorização da pessoa idosa. Na primeira parte das atividades, ocorreu a leitura do regimento interno da conferência local, e realizada a prestação de contas das ações desenvolvidas por órgãos do município. Foram relatados trabalhos das secretarias da Família e Assistência Social,do Esporte e da Saúde.

À tarde, o encontro abrirá espaço para a discussão dos eixos temáticos, a partir das 13h. Programas, projetos, ações, serviços, gestão e participação estarão na pauta dos grupos. Na sequência, será apresentada a sistematização dos apontamentos feitos pelos grupos e realizadas atividades interativas. Após a plenária final, às 15h30min,a conferência vai definir os delegados para o encontro estadual, que ainda não tem data definida para ocorrer.


Secom/PMG

 

Veja mais fotos
Conferência destaca participação do idoso



Data de publicação: 27/06/2013 - 10:37:10

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086