Cachoeirinha 22 de Junho de 2017

Gravataí

Corredor de ônibus e ampliação das pontes do Parque

Corredor de ônibus na Dorival e ampliação das pontes do Parque confirmados no PAC II

Corredor de ônibus na Dorival e ampliação das pontes do Parque confirmados no PAC II Corredor de ônibus na Dorival e ampliação das pontes do Parque confirmados no PAC II

O prefeito Marco Alba recebeu nesta manhã (23), em seu gabinete, a confirmação de técnicos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), de que Gravataí teve aprovado o projeto de construção de um corredor de ônibus de 10,6 quilômetros de extensão (no modelo BRS - do inglês "Bus Rapid Singular"), a partir da parada 59 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira até a Avenida Antônio Gomes Correa, o que inclui a duplicação das pontes do Parque dos Anjos e do Arroio Barnabé, na parada 64. Também está prevista a melhoria das calçadas e das paradas.

A obra faz parte do PAC II - Mobilidade Grandes Cidades, do governo federal, que pretende interligar os eixos Nordeste e Leste da Região Metropolitana de Porto Alegre, com início em março de 2014. O investimento de R$ 68 milhões será financiado pelo governo do Estado, sem previsão de contrapartida para o município. "É uma grande notícia para Gravataí e uma obra que vai mexer com todo o sistema viário da cidade, sem dúvida, uma conquista histórica", comentou Marco Alba. "Inicialmente, o projeto previa um corredor da parada 59 até a Praça Leonel de Moura Brizola (Quiosque da Cultura), mas houve a sensibilidade dos técnicos da Metroplan e da Seplag para a ampliação desse trecho", ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior, o controle do tráfego nesse trecho será por meio de fiscalização eletrônica. "Essa faixa exclusiva para ônibus será à direita ou no centro da pista, permitindo acesso restrito a outros veículos, no limite de uma quadra, para a necessidade de acesso ao comércio ou para conversão", explicou Adão. O secretário também comemorou as mudanças aprovadas no projeto, para que as demandas da comunidade fossem melhor atendidas: "Para nós, foi uma grande vitória, conseguimos mudar o projeto inicial para melhor atender às demandas do município. O projeto para Gravataí teria que ser mais extenso, incluindo as pontes do Barnabé e do Parque dos Anjos, sendo que o projeto inicial não previa estes locais".

INTEGRAÇÃO
Segundo a Metroplan, a licitação dos projetos deve estar finalizada até 31 de outubro próximo. Em um total de R$ 350 milhões, os projetos envolvem as cidades de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Esteio. A proposta do Estado visa a integrar o transporte público de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada com o futuro metrô de Porto Alegre, conectar Viamão com o corredor da Avenida Bento Gonçalves, além da conexão de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo com a capital gaúcha.

Participaram da reunião os arquitetos e urbanistas Diogo Pires Ferreira e Maria Rita Soares, da Metroplan, e advogado Jarbas Fagundes, da Seplag, além dos secretários de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior, e de Planejamento Estratégico e Captação de Recursos, Silvio Barbosa dos Reis.


Secom/PMG

 

Veja mais fotos
Corredor de ônibus e ampliação das pontes do Parque



Data de publicação: 27/05/2013 - 11:03:51

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086