Cachoeirinha 22 de Junho de 2017

Variedades

Gabinete Digital é destaque de participação em rede

Material saiu na revista The Economist

Material saiu na revista The Economist Foto: Bruna Cabrera/Especial Palácio Piratini

"A internet ajuda políticos a compreenderem melhor seus eleitores. Se eles quiserem". Assim começa a matéria do conceituado semanário inglês The Economist, que cita o Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul como uma das iniciativas mais bem sucedidas de participação digital em andamento no globo. O texto, publicado em sua versão impressa no dia 27 de março, versa sobre a ascensão das políticas digitais e os principais desafios para consolidar modelos efetivos de democracia em rede.

"Em 2012, cerca de um milhão de cidadãos participaram do processo anual de definição orçamentária do Rio Grande do Sul, estado brasileiro que também abrigou a primeira iniciativa do gênero, em 1989, na cidade de Porto Alegre", explica o texto, em referência ao ciclo orçamentário do Governo do Estado e à experiência do Orçamento Participativo, nascida na capital gaúcha.

Na sequência, a matéria trata da primeira edição do Governador Pergunta, a ferramenta de consulta online desenvolvida pelo Gabinete Digital. "Em 2011, o governador do estado coletou 1.300 ideias para melhorar os serviços de saúde, e então possibilitou que os cidadãos votassem nas 50 prioritárias; 120 mil pessoas participaram. O software de votação apresentava ideias em pares; os usuários podiam escolher a que preferiam", relata a revista.

Em 2012, a segunda edição da ferramenta angariou mais de 240 mil votos e recebeu cerca de 2.100 propostas para reduzir a violência no trânsito das cidades e rodovias gaúchas, todas enviadas pela rede. O processo tornou-se a maior consulta pública digital já realizada no país.

Referência em participação digital
As experiências de democracia digital no RS, no Brasil e no mundo são o tema do encontro temático realizado pelo Gabinete Digital no próximo dia 5 de abril, integrado à programação do Seminário Estadual do Sistema Estadual de Participação. Debaterão o tema, presencialmente, o secretário Geral de Governo do RS, Vinícius Wu, o diretor de E-Gov da Zeppelin University (Alemanha), Joern Von Lucke, o cientista e ativista Sergio Gonzáles Salgado, do (Movimento 15M de Barcelona (Espanha), o consultor do Banco Mundial Tiago Peixoto e Daniel Bittencourt, do POA.CC. O encontro contará ainda com a participação de ativistas via web e terá transmissão ao vivo pela internet.

As visitas técnicas e políticas de representantes de governos de várias partes do Brasil interessados em replicar o Gabinete Digital têm se tornado rotina para a equipe gaúcha. No Rio Grande do Sul, as prefeituras de Porto Alegre, Bagé, Cruz Alta, Rio Grande, Candiota, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Passo Fundo estudam planos de implantação.

Outros estados e prefeituras brasileiras já visitaram oficialmente o Gabinete Digital a fim de realizar parcerias e replicar a experiência, entre eles: Bahia, Goiás, Tocantins, Niteroi (RJ),Caruaru (PE). Recentemente, as prefeituras de São Paulo e Bragança Paulista iniciaram projetos com o mesmo nome e mesma proposta para oferecer canais de interação entre a população e o governo.

A experiência do Gabinete Digital também foi apresentada em Madri, na Espanha, na Universidade Harvard e no Banco Mundial, nos Estados Unidos, em seminários internacionais. Já o recém criado Partido X, da Espanha, faz referência direta ao Gabinete Digital como forma inovadora de constituir novos modelos democráticos para o Século XXI. Em junho deste ano, a equipe conduzirá um evento em Lisboa para discutir cenários para a renovação democrática e o futuro da Íbero-America.

 

Fonte: SECOM/RS




Data de publicação: 30/03/2013 - 13:49:21

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086