Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Geral

Governador realiza aula inaugural para alunos Pronatec

O evento aconteceu no Senac de Gravataí

O evento aconteceu no Senac de Gravataí Mais de 4 mil vagas devem ser criadas em 2014, maior qualificação já feita em Gravataí/Foto: Caroline Bicocchi

O governador Tarso Genro ministrou, nesta terça-feira (18), aula inaugural para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Formação Inicial e Continuada - Pronatec Fic 2014. O evento aconteceu no Senac de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

"Neste momento compartilhamos um acontecimento muito importante para a vida de vocês e também para os Governos que fazem parte deste programa", disse o governador, ressaltando que como ministro da Educação enfrentou obstáculos para mudar o rumo da educação brasileira, até o surgimento do ProUni e das Escolas Técnicas Federais.

Tarso contou a história da estudante Aline, beneficiária do Bolsa Família e do RS Mais Igual que na segunda-feira (17) entregou o cartão no Palácio Piratini. "Esta menina buscou o Pronatec, fez o curso, arrumou um emprego com salário satisfatório e devolveu o cartão. Ela, não satisfeita, buscou o ProUni e hoje está no terceiro ano de nutrição, além de ter sido aprovada em um concurso público", disse, reiterando que as pessoas podem chegar onde quiserem e que não há mais bloqueios para processos de qualificação e qualidade de vida.

"O Rio Grande do Sul gerou o maior número de emprego dos últimos dez anos, as oportunidades tem que ser vistas com vigor e responsabilidade. As oportunidades de hoje jamais ocorreram na história deste país", ressaltou o governador. O Rio Grande do Sul tem 113 mil inscritos formados pelo Pronatec.

Para o aluno do Senai Ricardo Antônio Oliveira Bonzanini, que realiza o curso de Eletricista Industrial, as perspectivas após a realização do curso são as melhores. "O curso me proporcionou sair da área administrativa e ir para a operacional, com um crescimento considerável do salário e oportunidade de crescimento onde trabalho. Que mais brasileiros possam realizar cursos, qualificando-se cada vez mais para o mercado de trabalho", afirmou.

O secretário do Trabalho e Assistência Social, Luis Augusto Lara, disse que o Estado realiza a maior qualificação já feita em Gravataí: "Foram 1.428 vagas em 2013, e em 2014 devemos ultrapassar as 4 mil vagas. Os cidadãos nas últimas décadas não tiveram a oportunidade de ter cursos gratuitos e de qualidade, e isso é fruto de uma parceria dos Governos. Parabéns pra vocês que enxergaram esta oportunidade. Esta é uma verdadeira revolução em termos de qualificação profissional no Rio Grande do Sul".

Os cursos do Pronatec/Fic são realizados gratuitamente pelos Institutos Federais de Educação e sistemas de formação continuada como Senai e Senac.

Quem pode participar:

Podem fazer os cursos trabalhadores, agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. Também povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, e que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico. Além de estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.

Como participar:

As vagas são abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senai e Senac). Cada uma dessas instâncias terá inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.


Secom/RS

 




Data de publicação: 19/03/2014 - 16:29:41

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086