Cachoeirinha 29 de Maio de 2017

Cachoeirinha

Grupo Ueba Produtos Notáveis

Sábado, dia 27, das 15 às 18h, ocorre, no anexo da Casa do Leite

Sábado, dia 27, das 15 às 18h, ocorre, no anexo da Casa do Leite Sábado, dia 27, das 15 às 18h, ocorre, no anexo da Casa do Leite / Foto: Divulgação

Sábado, dia 27, das 15 às 18h, ocorre, no anexo da Casa do Leite, a terceira de uma série de quatro oficinas que a SMCEL está promovendo, em parceria com a Animart's Produções Artísticas, com vistas à formação de um grupo de teatro de rua na cidade.
O teatro na apropriação do espaço urbano é o tema da oficina a ser ministrada por Jonas Piccoli, do Grupo Ueba, de Caxias do Sul. Serão abordadas as variações com que o teatro tem ocupado o espaço urbano, seus formatos, as rodas, os cortejos e os chamamentos para reunir o público em torno da apresentação. O encontro será teoórico e prático, pois a proposta é que o conteúdo transmitido seja experimentado através de improvisações.

O Grupo Ueba Produtos Notáveis, fundado em 2004 pelos atores Jonas Piccoli e Aline Zilli, vêm se firmando como um dos principais grupos de Teatro do Rio Grande do Sul e de grande projeção no cenário nacional. Com 8 espetáculos em repertório, o grupo circula o Brasil e a América Latina levando um trabalho autoral com traços marcantes de suas pesquisas e experimentando novas técnicas do fazer teatral.

Dentre as linguagens trabalhadas destaca-se principalmente a farsa, utilizada como recurso cômico nas montagens teatrais. Além da farsa, o grupo busca influências em outros estilos de interpretação à exemplo do Clown, e do jogo dramático das máscaras, bem como nas técnicas de teatro popular.

Para o processo criativo de concepção do espetáculo, o grupo conta com parcerias de diretores e mestres renomados com grande experiência na área, elevando o nível das montagens apresentadas pelo grupo. Além das técnicas teatrais já mencionadas o grupo utiliza recurso extra em seus espetáculos, como a projeção multimídia, pernas-de-pau, manipulação de objetos entre outras. O trabalho de criação é baseado no jogo e no improviso, trabalhando técnicas de expressão corporal que dilatam a presença cênica do ator. A musicalidade também é desenvolvida e pesquisada buscando utilizar trilhas concebidas pelo próprio grupo e executadas ao vivo durante os espetáculos.

Como o teatro em espaços diferenciados, a Ueba já lançou o Primeiro Festival de Teatro Empresarial do Brasil, ganhou o prêmio maior da AGQ duas vezes - Associação Gaúcha da Qualidade - já apresentou suas peças em mais de 600 empresas do Brasil, ainda promove em diversas companhias aulas de teatro.

Dentre as principais montagens destacam-se O Auto da Alta (2008), peça escrita pelo ator Jonas Piccoli, direção de Jessé Oliveira, A Megera Domada (2009), que já circulou pelo território nacional participando dos principais festivais de teatro, como o Porto Alegre em Cena, Festival de Londrina - FILO, Festival de Curitiba - FRINGE entre outros, e também iniciou a trajetória internacional do grupo com uma série de apresentações no Chile durante o ENTEPOLA. A peça Felinícias (2010), cujo roteiro é do próprio grupo, já conta com uma apresentação na Venezuela e temporada no Teatro Renascença em Porto Alegre, além das circulações pelo Brasil, ambos com a direção de Jessé Oliveira.

O grupo segue pesquisando e aumentando seu repertório de montagens, agora com a peça de rua "O Bom Quixote" vencedor do prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua de 2012, o já nascido sucesso "Radicci e Genoveva" com a Direção de Dilmar Messias. Também em 2012 assumiu o projeto de levar teatro para os hospitais, Ri que Passa, organizado pelo hospital Unimed.

Em 2013 estreou o espetáculo de rua "A Mãe dos Monstros" com direção de Jonas Piccoli.

Sônia Zanchetta
Diretora de Cultura
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - SMCEL

 




Data de publicação: 26/07/2013 - 09:40:54

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086