Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Canoas

III FALP recebe visitantes nacionais e estrangeiros

Fórum de Autoridades locais de Periferia

Fórum de Autoridades locais de Periferia Fórum de Autoridades locais de Periferia

III FALP

APRESENTAÇÃO

 

A revolução urbana que observamos em todo o mundo e que se traduz pela explosão do número de habitantes nas cidades, traz reflexos sobre os governos locais e nos coloca novos desafios que rompem as fronteiras municipais e emergem com as metrópoles como a mobilidade, a segurança, a saúde, a educação e o meio ambiente. As cidades são o motor da nova economia global e interdependente.


A busca de novas políticas que possam enfrentar estas questões metropolitanas é o desafio da atualidade. A articulação em redes de cidades é um caminho que possibilita o fortalecimento da democracia e a consolidação de novos instrumentos de governança diante das oportunidades que surgem com a urbanização e a globalização.

Em dez anos de existência, a rede FALP, que nasceu em 2003 no marco do Fórum Social Mundial e do Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa, propõe um novo paradigma de espaço metropolitano, baseado na policentralidade, na solidariedade, na democracia, na sustentabilidade, na interculturalidade, na inclusão social e na defesa dos direitos. Dessa forma, estamos construindo uma rede ampla e aberta de autoridades locais, substituindo modelos rígidos, centralizados e burocráticos, por uma organização horizontal e democrática.

Nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2013 com o III Fórum Mundial das Autoridades Locais de Periferia queremos receber em Canoas autoridades locais periféricas e metropolitanas, representantes das redes de poderes locais, dos movimentos sociais e populares, acadêmicos e investigadores de universidades para discutir sobre “Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis” e construir um novo futuro para nossos territórios e seus habitantes.

 

Jairo Jorge da Silva
Prefeito de Canoas

A manhã foi movimentada no primeiro dia de Fórum de Autoridades locais de Periferia, evento internacional que está sendo sediado em Canoas, até o dia 13, no Unilasalle, no Centro da cidade. Representantes de cidades do Brasil e exterior, de países como Senegal, Angola e México, chegaram pela manhã ao local.

Na Praça da Solidariedade, performances culturais diversas atraíram os olhares dos visitantes.Ainda pela manhã um grupo de prefeitos e representantes estrangeiros esteve em visita técnica à área de segurança na cidade, conhecendo entre outros equipamentos públicos, a Sala Integrada de Monitoramento.
A Interação dos visitantes co a cidade pode ser vista em passeios pelas ruas centrais, como um grupo de Senegaleses que com roupas tradicionais do país de origem circulava pela cidade em horário de almoço.
A abertura oficial do III FALP acontecerá logo mais, às 18h30, no auditório Canoas (Salão de Atos) com a presença do governador Tarso Genro, prefeitos Jairo Jorge (Canoas) e Patrick Jarry (Nanterre, França).

A terceira edição do FALP acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2013, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, Brasil. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, em parceria com a Prefeitura de Nanterre, na França, e a Rede FALP.

O processo preparatório para o Fórum teve início em janeiro de 2012, quando Canoas e São Leopoldo, ambas cidades metropolitanas de Porto Alegre, realizaram o Seminário Internacional de Cidades de Periferia, no marco do Fórum Social Temático 2012.

O III FALP pretende reunir representantes dos governos locais e da sociedade civil de todo o mundo. O tema proposto é "Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis" e o encontro terá seus debates estruturados a partir de seis eixos de trabalho:

1. Identidades e Multipolaridade
2. Governança e Participação
3. Globalização e Metropolização
4. Sustentabilidade e Água
5. Bem comum e Bem viver
6. Igualdade e Políticas de Gênero


Secom/PMC

 

Veja mais fotos
III FALP recebe visitantes nacionais e estrangeiros III FALP recebe visitantes nacionais e estrangeiros III FALP recebe visitantes nacionais e estrangeiros



Data de publicação: 11/06/2013 - 18:40:13

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086