Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Porto Alegre

Obras no Cais Mauá começam no mês de julho

Até o final de julho inicia a tão esperada revitalização do Cais Mauá

Até o final de julho inicia a tão esperada revitalização do Cais Mauá Gov. Tarso Genro e representante da Empresa Porto Cais Mauá do Brasil SA, Andre Albuquerque / Foto: PMPA

Até o final de julho inicia a tão esperada revitalização do Cais Mauá, que devolverá à população a convivência com o Lago Guaíba com infraestrutura qualificada com espaços de gastronomia, lazer, entretenimento e cultura. Nesta segunda-feira, 17, o prefeito José Fortunati e o governador Tarso Genro fizeram a entrega das licenças à empresa Porto Cais Mauá do Brasil SA, responsável pelo empreendimento, dando ordem de início para o restauro dos nove armazéns tombados pelo patrimônio histórico municipal. O ato foi realizado no Pórtico Central do Cais Mauá.
O diretor do consórcio Porto Cais Mauá do Brasil SA, André Albuquerque, afirmou que a conclusão do restauro está mantida dentro do prazo de nove meses, sendo garantida a entrega desta etapa até a Copa de 2014. As intervenções irão recuperar um espaço total de 20 mil metros quadrados, que deverá abrigar bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. O pórtico e os armazéns A e B estão em fase final de aprovação pelo patrimônio histórico federal, que responde pelo tombamento das estruturas.



Fortunati destacou o projeto como resultado do trabalho em parceria do município, dos governos federal e do Estado, e da empresa responsável pelo empreendimento. Conforme o prefeito, a revitalização contribuirá significativamente para a modernização do Centro Histórico da Capital. "Hoje é uma data especial que marca a história da cidade. Não é somente a revitalização de armazéns, mas deste local nobre, que será referência da cidade. Este projeto irá possibilitar que a cidade viva com intensidade esse novo espaço", comemorou.



A Porto Cais Mauá entregou o projeto de restauro à prefeitura em abril. Conforme o prefeito, a equipe técnica do município dialogou permanentemente com a empresa para vencer os ajustes necessários a fim de começar efetivamente as obras. "Respeitando a complexidade e as exigências legais que envolvem o empreendimento, trabalhamos com a máxima celeridade na tramitação para devolvermos à população o contato com o Guaíba em um espaço altamente qualificado", enfatizou.



Restauro - O restauro dos armazéns ocorrerá enquanto a empresa conclui os estudos de impacto ambiental e de tráfego para as novas construções previstas no projeto total de revitalização do Cais Mauá. Conforme o secretário d Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Edemar Tutikian, que coordena os trabalhos em âmbito municipal, os estudos são necessários para que a prefeitura dê prosseguimento ao Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), que determinará diretrizes para a conclusão dos projetos executivos. "Já temos estudos preliminares que mostram viabilidade do projeto, agora é a busca de alternativas para dar fluidez no trânsito, sustentabilidade econômica para o empreendimento para que este seja um ganho para a cidade".



O projeto:
Compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. Prevê a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, a construção de três prédios comerciais e um shopping center, além da revitalização da orla e investimentos numa área de lazer e entretenimento. A concessionária estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação.

Secom/PMPA

 




Data de publicação: 18/06/2013 - 08:09:02

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086