Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Economia

Presidenta assina contrato de montagem de plataforma

Dilma Rousseff assina contrato de montagem de plataformas de Rio Grande

Dilma Rousseff assina contrato de montagem de plataformas de Rio Grande Presidenta Dilma Rousseff / Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

A presidente Dilma Rousseff assinou, nesta segunda-feira (16), no Palácio Piratini, o contrato para a construção das plataformas Floating Production Storage and Offloading (FPSOs) P-75 e 77 no Polo Naval de Rio Grande, Sul do Estado. O evento também marcou a finalização da P-55, que ficará ligada a 17 poços, sendo 11 produtores e seis injetores de água.

"O Rio Grande do Sul hoje tem um polo naval e ele não é só a visão destas plataformas, mas sim uma visão integrada de políticas que no período de 18 meses deve gerar 18 mil empregos, equivalendo em recursos econômicos e financeiros o equivalente a US$ 6 bilhões. De fato isso constitui, em definitivo, o Rio Grande do Sul como o Polo Naval", disse a presidente. Conforme Dilma, o Brasil superou o momento de aprendizagem e a indústria caminha com maturidade para um grande processo de estabilidade da economia e criação de emprego e renda.

A presidente lembrou que um dos momentos mais importantes foi a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para educação e saúde. "O País mostrou a capacidade de sua política e a força de compras estratégicas. Vamos destinar 75% para educação e 25% para saúde, e tudo o que puder ser construído e produzido no Brasil, nós vamos fazer aqui", disse.

O governador Tarso Genro disse que o ano de 2013 é marcante para o desenvolvimento econômico e social do Estado. "A Metade Sul está integrada no ritmo de desenvolvimento de Rio Grande e do País, graças a um conjunto de políticas que o Governo Federal desenvolveu e que nós compartilhamos de maneira integral com as forças do RS e a capacidade reguladora e de intervenção política", ressaltando que o trabalho realizado é baseado na visão de desenvolvimento que privilegia emprego, renda e crescimento. "A qualificação técnica dos nossos trabalhadores honra o Brasil, tendo o maior número de inscritos do Pronatec de todo o território nacional", disse o chefe do Executivo.

O município de Rio Grande tem demonstrado ser fundamental na indústria do petróleo. Segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foester, de oito projetos, os três principais saem do Estado. "É um trabalho intenso e uma curva de aprendizado grandiosa. Nós estamos muito próximos de voltar a ser o centro de excelência da indústria naval no mundo", disse Foester.

"A Petrobras tem o mais avançado centro de pesquisa em petróleo do mundo, e nele foi idealizado e projetado a P-55. O pré-sal, no qual nós tanto nos orgulhamos, é resultado da engenharia que nós temos e muita gente duvidou que a empresa brasileira fosse capaz de atender as demandas do petróleo. A nossa indústria naval renasceu e está gerando prodígios na construção de navios, sondas e plataformas. Nós perseveramos e conseguimos, todos juntos", disse o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

Participaram da cerimônia o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; de Direitos Humanos, Maria do Rosário, autoridades estaduais e municipais. A cerimônia, que ocorreria no Estaleiro Rio Grande 1 (ERG1), foi transferida para a sede do Executivo, na manhã desta segunda, devido as fortes chuvas que atingem o município.

FPSOs
As plataformas FPSOs são aquelas que produzem, armazenam e transferem petróleo. A P-75 e 77, depois de prontas, serão instaladas no pré-sal da Bacia de Santos.


Secom RS

 

Veja mais fotos
Presidenta assina contrato de montagem de plataforma Presidenta assina contrato de montagem de plataforma



Data de publicação: 16/09/2013 - 14:59:41

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086