Cachoeirinha 22 de Junho de 2017

Porto Alegre

Programa Minha Calçada já vistoriou 15 mil endereços

Programa partiu do Centro da cidade, sendo irradiado para os bairros

Programa partiu do Centro da cidade, sendo irradiado para os bairros Programa partiu do Centro da cidade, sendo irradiado para os bairros / Foto: Divulgação

Quase 15 mil calçadas já foram fiscalizadas pelas equipes da Prefeitura, nos dois anos de implantação do programa Minha Calçada. Segundo o responsável pela área na Secretaria Municipal de Urbanismo, Carlo Thayso Bueno de Farias, desde 2011, quando o programa ainda era vinculado a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), foram notificados, por Edital, 14.276 imóveis, incluindo os listados no último Edital, publicado em 08/04/2013. "Foi constatado que em 4.507 imóveis havia algum tipo de problema e que 3.432 imóveis atenderam ou atendem totalmente à legislação vigente", explica. No total, até o momento, foram autuados (multados) 315 imóveis.



O Edital mais recente, publicado em abril, compreende três bairros: Bom Fim, Moinhos de Vento e Menino Deus. No Bom Fim, o edital englobou todas as ruas dentro do quadrante compreendido entre as avenidas Independência, Goethe, Osvaldo Aranha e Rua Sarmento Leite. Já no bairro Menino Deus, incluiu as ruas do quadrante das avenidas Ipiranga, Pde. Cacique, Azenha e rua Miguel Couto. No Moinhos de Vento, abrangeu as ruas do quadrante entre as avenidas Cristóvão Colombo, Goethe e as ruas Bordini e Casemiro de Abreu.



O próximo edital ainda não tem data para ser publicado. Mas Carlo Thayso explica que o programa partiu do Centro da cidade, irradiando para os bairros no sentido norte-noroeste e sul-leste. "A idéia foi ir abrindo, como um leque, até atingir toda a cidade", compara. Ele diz ainda que, no caso das calçadas existentes e com defeito, é exigida apenas a correção, no mesmo padrão já existente. Já no caso de calçadas novas, é necessária a pavimentação com basalto regular rejuntado com cimento, conforme padrão estabelecido. Em qualquer dos casos, fica vedada a colocação de canteiros e outros bloqueios de calçadas, caso dos chamados "fradinhos", por exemplo, já que "estas benfeitorias podem colocar em risco as pessoas com deficiência", justifica Thayso.

Secom/PMPA

 




Data de publicação: 03/06/2013 - 14:08:14

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086