Cachoeirinha 28 de Abril de 2017

Cachoeirinha

PTB pode ganhar uma cadeira do PSB

Cassação de Fortunato, se confirmada, pode provocar o recálculo do quociente eleitoral

Cassação de Fortunato, se confirmada, pode provocar o recálculo do quociente eleitoral Matto seria o vereador do PTB beneficiado com a vaga

A composição da Câmara de Vereadores poderá mudar caso seja confirmada a cassação do diploma do vereador Joaquim Fortunado com o recálculo do quociente eleitoral. Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, esta é a primeira eleição municipal depois das mudanças na lei eleitoral em 2009 e ainda não está claro se há ou não recálculo. Já haveria jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando o recálculo. O mais provável é que o próprio TRE/RS venha a tomar uma decisão quando ingressar o pedido de efeito suspensivo ou o recurso de Joaquim Fortunato.

No caso de haver o recálculo e de algum vereador que tomou posse ser prejudicado com a perda da cadeira, ele poderá ingressar com uma ação judicial pleiteando o seu direito adquirido. Havendo o recálculo, a coligação da proporcional formada pelo PSB, PSC e PSD perderia os 1.607 votos de Joaquim Fortunato. Diante disso, perderia uma das seis cadeiras. A vaga que sobraria seria ocupada pela coligação PP, PDT e PTB. Hoje ela tem três vereadores e Valdir do Matto, do PTB, com 743 votos, seria o quarto.

Havendo esta situação, o PSB poderia ingressar na Justiça para garantir a permanência da sua cadeira. O mesmo poderia ocorrer com Santo Edir Oliveira. Hoje ele é o segundo suplente do partido e assumiria a vaga de Fortunato já que o primeiro, Renato Sparremberger, integra o primeiro escalão do governo Vicente.

 




Data de publicação: 17/01/2013 - 19:45:33

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadeWCI mais novoPublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086