Cachoeirinha 27 de Junho de 2017

Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul adere ao projeto Verde Sinos

Um pedacinho de Sapucaia permaneça intocado, protegido do desmatamento e da poluição

Um pedacinho de Sapucaia  permaneça intocado, protegido do desmatamento e da poluição Projeto Verde Sinos / Foto: Divulgação

Uma ação realizada dia 4 de junho, garantirá que um pedacinho de Sapucaia do Sul permaneça intocado, protegido do desmatamento e da poluição. A partir de uma iniciativa da Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, um trecho da propriedade de Ênio Severo, no bairro Lomba da Palmeira, agora integra o Projeto Verde Sinos, tonando-se uma Área de Preservação Permanente. A assinatura do Termo de Adesão do Projeto Verde, que integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, ocorreu durante visita de estudantes à área.

Com o projeto, promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), serão plantadas 60 mudas de árvores nativas às margens do Arroio José Joaquim, no trecho que passa pela área. Além do plantio, com a adesão ao projeto, o proprietário autoriza a realização de visitas técnicas, além de comprometer-se com a recuperação progressiva da área.

Para o secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho, a atitude de Severo é um exemplo a ser seguido. "Além de demonstrar uma grande consciência ecológica, este senhor dá um grande exemplo ao abrir a sua propriedade para os nossos estudantes, que estão tendo hoje uma verdadeira aula de preservação", disse.

Vivendo na área de 8 hectares, há 25 anos, o aposentado Ênio Severo sempre se preocupou com a preservação do Meio Ambiente. "Já plantei muitas árvores e sempre cuidei do arroio, pois a água que bebemos é daqui. Mas trabalhar sozinho, está sendo difícil, por isso, este apoio veio em ótima hora", contou.

Após a assinatura do termo de adesão, estudantes das escolas municipais Rosane Amaral Dias, João Freitas Filho e Alfredo Adolfo Cassel passearam pela área e aprenderam sobre a importância da preservação da mata ciliar. Após, plantaram algumas mudas de árvores nativas, e fizeram um piquenique saudável, com sanduíche, suco e frutas.

Aula prática: Para o professor da Escola Prefº João Freitas Filho, Pablo Rodrigues Oliveira, a visita à propriedade é importante para que os alunos compreendam melhor um trabalho de preservação. "Nada melhor, para trabalhar as questões ambientais, do que sair da sala de aula e estar em meio ao verde", avaliou.

Apesar da pouca idade, Guilherme Loureiro Zambrano, 11, aluno do 5º ano da Escola Alfredo Adolfo Cassel, está preocupado com o futuro do planeta. "Precisamos cuidar do nosso planeta, preservando nossas árvores e não poluindo nossas águas. Cada um deve fazer a sua parte", disse o jovem.

A Semana do Meio Ambiente segue até o dia 7. Amanhã, dia 5, ocorre a Entrega do Troféu Amigo do Verde, às 14h, no Auditório da Prefeitura. Na quinta-feira, 6, terá o Concurso Receita Saudável, das 9h às 11h, no Ginásio da escola Prefº João Freitas Filho; e escolha do melhor "Curta Ambiental", das 14h às 16h, no Auditório da Escola Municipal Júlio Ströher. No dia 6, terá uma grande festa no Parque Zoológico. Das 8h às 11h30min, e das 13h às 16h, cerca de 400 estudantes participarão de visita guiada e brincadeiras.

Saiba mais: O Projeto Verde Sinos é uma iniciativa do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), em parceria com as Prefeituras dos Municípios banhados pelo Rio dos Sinos. O projeto é coordenado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe), e patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.

 

Secom/PMSS

 




Data de publicação: 07/06/2013 - 16:12:31

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086