Cachoeirinha 24 de Junho de 2017

Cachoeirinha

Seminário debate a situação da população de rua

Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeirinha sediou o evento

Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeirinha sediou o evento Foto: Clic Tribuna


A Câmara Municipal de Vereadores sediou, durante esta quinta-feira, 24 de outubro, o 3° Seminário de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, que este ano tratou dos fenômenos e possibilidades de ação que envolvem esta parcela da população.


A diretora de Cidadania e Assistência Social, Isabel Medeiros, abriu o evento agradecendo a dedicação da equipe que trabalha no CREPop-Rua. "Só se consegue algum resultado quando temos comprometimento. E em se tratando de uma questão tão complexa, como é a assistência à população de rua, este empenho de vocês é determinante", elogiou Isabel.

O vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes, comentou que a situação da população de rua por vezes é pouco lembrada pelo restante da sociedade e mesmo pelos homens públicos. "Porém, este assunto é extremamente importante de ser debatido. Por isso eu desejo um ótimo seminário a todos e que possamos discutir novas ações para beneficiar ainda mais esta fatia da população", sugeriu Gilso.

Na sequência, a psicóloga Gislaine Tavares realizou uma palestra a respeito da humanização e sensibilização com a população em situação de rua. Com o título "Eu, tu 'eles' - utopia, cidadania e transformação" a palestrante contou um pouco de sua experiência na área da assistência social e especificamente voltada a população que vive na rua.

Gislaine trouxe referências da constituição de 1988, que assegura os direitos do cidadão em ter saúde, educação, segurança, moradia, etc., e do dever do Estado de garanti-los. "Mas temos que nos responsabilizar também enquanto sociedade e enquanto pessoas e não somente culpar o governo pela falta de políticas públicas voltadas à população de rua", ponderou a psicóloga.

Por fim, a palestrante falou sobre a Política Nacional para a População de Rua, criada em 2009. A população de rua se caracteriza por ter vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e pela inexistência de moradia convencional ou regular. "O principal objetivo das casas de abrigo é atender de forma qualificada e personalizada a população em situação de rua, de modo a prover seu processo de saída dos locais públicos, com dignidade e respeito a sua vontade", concluiu Gislaine.

Após um intervalo para almoço, as atividades serão retomadas à tarde com a apresentação dos serviços do município de Cachoeirinha voltados à população de rua. A coordenadora do CREPop-Rua, Tânia Amaral, e a assistente social do CREPop-Rua, Lise Wiest, falam a respeito do trabalho desenvolvido no local. Na sequência, o coordenador do albergue municipal, Gilmar Izidro, fala sobre o trabalho voltado à população de rua, seguido do coordenador da Comunidade Terapêutica Reviver, Tomazeski de Azevedo Coimbra, e ainda da coordenadora de Ações em Saúde da SMS, Cristiane Almeida.

Em seguida, a psicóloga Rosângela Scurssel palestra sobre a população de rua e a drogadição. Rosângela relata sua experiência como presidente do CAUDEQ - Centro de Atenção Urbana à Dependência Química em Novo Hamburgo. A psicóloga também é delegada da FEBRACT/SUL - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas do Sul.


Diretoria de Comunicação

 

Veja mais fotos
Seminário debate a situação da população de rua Seminário debate a situação da população de rua Seminário debate a situação da população de rua



Data de publicação: 28/10/2013 - 16:12:33

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086