Cachoeirinha 29 de Maio de 2017

Cachoeirinha

Venha avaliar lesões bucais e prevenir o câncer dia 29

Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ação de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal

Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ação de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha vai realizar ação de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal

Na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha vai realizar ação de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal.


Durante todo o dia, dentistas estarão avaliando lesões bucais da população no Centro Municipal de Saúde, avenida José Brambila, 40. O horário de atendimento será das 8h às 11h30min, e das 13h às 16h30min. Também serão realizadas ações antitabagismo, como workshops informativos, palestras simultâneas com audiovisual, atividades infantis e lúdicas com a população.

Os profissionais também estarão instruindo a população à fazer o autoexame. Segundo Paulo Abrão, coordenador de Saúde Bucal do município, é importante observar as lesões na boca e, caso elas perdurem por mais de 15 dias, deve-se procurar um especialista. "As lesões normalmente são indolores e o diagnóstico tardio reduz consideravelmente as chances de cura".

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer bucal é o quinto em prevalência no país, e a previsão é de que surjam mil novos casos em 2013 apenas no Rio Grande do Sul. Câncer bucal é o que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
Segundo Rudymar Machado, coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Cachoeirinha, a incidência maior é em homens acima dos 40 anos. "As pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas regularmente aumentam em 40 vezes as chances de desenvolver câncer na boca". O dentista também alerta para as próteses mal adaptadas que, ao causarem machucados na gengiva, estão entre os principais causadores de câncer bucal.


Secom/PMC

 




Data de publicação: 27/05/2013 - 10:18:03

Postar comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Clic Tribuna e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Comentários

Redes sociais

Publicidade Flores da Cunha AO VIVO PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
Nossos produtos

Portal Clictribuna
Guia Comercial
Jornal Tribuna - Digital




Política de  Privacidade

Termos de Uso do Site
Atendimento

contato@clictribuna.com.br
Cachoeirinha
Rio Grande do Sul

(51)  9677.1086